quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vaidade na infância: faz bem ou faz mal?

Uma menina pode fazer a unha no salão de beleza toda semana? Minha filha pediu uma festa de aniversário no cabeleireiro, e agora? Meu filho só sai de casa se passar gel no cabelo! Muitas vezes, para os pais, lidar com essas questões e identificar quais são os limites não é uma tarefa simples, e muitas dúvidas surgem diante das diversas situações da vida de uma criança.
A vaidade na infância pode, ou não, ser saudável, dependerá do modo que se apresenta na vida da criança. Se essa vaidade ajuda a manter os bons hábitos de higiene, como lavar bem os cabelos, tomar banho cuidadosamente, escovar os dentes estará promovendo a saúde da criança. Mas, se a criança decide escovar os dentes dez vezes ao dia para ficarem mais brancos, há um exagero que poderá trazer dificuldades para ela e a família.

Faz parte do universo infantil os filhos se espelharem nos pais e imitá-los. Desse modo, as crianças podem viver diversos papeis e se prepararem para a vida adulta. Então, provavelmente não haverá maiores complicações se uma menina fizer a unha no cabeleireiro numa situação especial. Mas, se isso virar rotina ou se ela não puder brincar para não estragar as unhas, isso merece uma atenção especial dos pais. Se a criança deixa de brincar para não sujar a roupa ou para não despentear os cabelos, pode apresentar um excesso de vaidade prejudicial ao seu desenvolvimento.

É importante diferenciar uma brincadeira de se maquiar em casa, de ir à escola maquiada todos os dias. Os pais devem ensinar aos seus filhos o que é necessário e o que é supérfluo. A criança precisa aprender outros valores além da aparência física, e cabe aos pais ensinar.

Se já houver uma situação de vaidade excessiva instalada e os pais não conseguirem solucionar através do diálogo, é importante que procurem a ajuda de um psicólogo.

Claudia Finamore

Um comentário:

Laura Fuentes disse...

Então tem muita menininha por aí precisando ir ao terapeuta... já vi cada coisa. Boa essa sua reflexão que serve de alerta aos pais,muitos deles "total sem noção"...rs