sexta-feira, 27 de março de 2009

O mendigo e o Dragão

Logo no início do conto, há uma conversa entre dois policiais sobre uma nova operação para eliminarem uma boca de tráfico. O diálogo mostra a corrupção que envolve a decisão dos protetores da lei. Extingue a inocente visão do homem honesto e ético, que na busca de combater os infratores da Lei, também são infratores dessa mesma Lei. Mais adiante, aponta para a incoerente atitude de policiais que atuam na criminalidade.

O texto esbarra no sobrenatural de um modo sutil e com muita naturalidade, dando a impressão de que o extraordinário é bastante habitual. Interessante argumentação por tratar das esquisitices como mais uma faceta da vida entre muitas outras. O sobrenatural pode existir por si mesmo ou através da fantasia, e quem definirá isso será cada sujeito. Essa história permite tal flexibilidade. Podemos ler as fantasias como uma alegoria do texto ou como acontecimentos reais desse conto.

O policial que invadiu a boca utilizou um disfarce de mendigo, e por uma ação fantástica, ficou com aparência de leproso. Esse mendigo sabia da existência de um dragão cuja áurea de corrupção afeta as pessoas ao seu redor, e é justamente com o fruto do crime que é alimentado pelo mendigo, com drogas e armas, para então adormecer e diminuir sua influência maléfica. O mendigo aponta para a esperança do homem na vitória do bem contra o mal.

Conheça o autor do conto Bruno Cobbi.

3 comentários:

Bruno Cobbi disse...

Que tremenda análise hein!

Waw! Não´é que esse divã aqui é mesmo feito sob medida pra nós, escritores!

Obrigado por cada letrinha! Como sempre, és bem-vinda pelo Aprendiz!

Bjo no coração!

Sady Folch disse...

Claudia, já disse a vc que este blog é indispensável a escritores na criação...para conhecer os meandros da mente humana.


Leia um mini conto que fiz a Manoel de Barros...

Laura Fuentes disse...

Pois é, o Bruno foi fundo nessa criação. E você, com sua análise, me ajudou a compreender melhor a sua dimensão. Este seu blog está bombando, heim?