domingo, 11 de janeiro de 2009

Id x Superego em Batman - O cavaleiro das trevas

Bruce Wayne é um milionário playboy bem sucedido nos negócios, rodeado por mulheres e poderoso cidadão de Gotham City. Com a ajuda de seu fiel mordomo Alfred e o inventor científico Lucios, vive uma outra faceta: Batman, o justiceiro que persegue os criminosos que afligem a população, buscando limpar a cidade dos malfeitores. Porém, cada vez mais pessoas acreditam que o Homem Morcego tornou os criminosos mais cruéis e violentos. Os críticos o acusam de tudo, desde colocar a população em perigo até de ter um comportamento insano. E como consequência, aparece Coringa. Um criminoso anárquico e amoral.

Há um justiceiro na cidade devido uma crescente onde de crimes e uma polícia corrupta, aliada ao crime e a máfia. Espaço convidativo à justiça pelas próprias mãos, uma vez que a polícia e o governo são fracos. Os jovens se identificam com a figura do salvador Batman, e saem pelas ruas fantasiados tal qual o homem morcego, fazendo justiça com as próprias mãos a favor de suas questões pessoais. Identificam-se com o herói contraventor. Uma tentativa de estabelecer uma ordem no caos, dar existência a uma lei que permita a convivência em sociedade.

Bruce não reconhece seus limites humanos, não entra em contato com sua raiva e sua dor pela morte dos pais. Busca a paz da cidade que ele não encontra em si. Desse modo, Batman é um herói atormentado, que caminha no limite entre a justiça dos homens e a que deseja fazer com as próprias mãos. Precisa controlar a todo o momento sua raiva e seus impulsos agressivos para não quebrar as regras, embora ele seja um contraventor por não ser policial. Coringa busca desafiar Batman em seu limite. Tenta fazer com que ele quebre as regras, insuflando sua raiva e sua dor, e mostrar que é corruptível.

Coringa é um criminoso psicopata, perverso, anárquico, manipulador, que desafia mais pelo enfrentamento psicológico do que pelo físico ou estratégico. Diz que é um agente para o caos, deixando as pessoas com medo por aterrorizá-las em situações que não estão esperando que aconteçam. Sabe como as pessoas reagem e manipula as situações para que elas façam aquilo que ele deseja. Ele dita o tom do filme, é responsável por todos os acontecimentos apresentados, até mesmo sua prisão. Ele entende que Batman é a figura que dá sentido à sua existência enquanto propagador do caos. Sente inveja de Batman por sua força e controle de suas emoções, tentando destruí-las.

Harvey Dent é um promotor público que combate o crime em Gotham City. Foi conhecido como duas caras por atitudes oportunistas. Atuando dentro da lei, conseguiu prender muitos criminosos. Batman pensa em sair de cena, deixando que a Lei prevaleça. Porém, Coringa consegue corromper Dent com a morte da sua namorada Rachel, e ainda mais, com sua deformidade no rosto por queimadura, tornando-o de fato duas caras. Ele é corrompido pela raiva e pela dor da perda da amada, passando para o lado do mal.

Há um duelo equilibrado e longo entre Batman e Coringa. A briga tem tamanha importância para eles que ambos pagam qualquer preço pelo duelo, até mesmo colocando a própria vida e das pessoas que amam em risco. Den é um terceiro nesse triângulo que pode ser visto como o elo fraco, que sede às emoções e age impulsivamente diante da sua tragédia.

Batman não mata Coringa por duas vezes na tentativa de obedecer a lei e mandá-lo preso, pois se o fizesse estaria se corrompendo. Coringa não quer matar Batman, mas provar que ele também é corruptível. Coringa não quer vencer o bem, ele quer mostrar que ninguém resiste ao mal. Coringa acredita que todos são corruptíveis e Batman que as pessoas são do bem. Den traz a humanidade, o bem e o mal dentro de si.

A luta entre o bem e o mal pode ser vista como a luta entre as pulsões agressivas e a obediência às regras da civilização. Den representa o conflito do humano que ora vivencia a obediência ora é tomado pelas pulsões. Coringa é pura pulsão agressiva, amoral, não se intimida diante de regra alguma. Batman apresenta um conflito entre suas pulsões e seus valores, porém com um esforço sobre-humano consegue silenciar sua pulsão em boa parte e manter-se fiel aos seus valores, embora deixe algo escapar ao ser um contraventor da lei.

Nenhum comentário: